Pular para o conteúdo principal

“ARTE Em Casa” – CMAHO

  A Prefeitura do Rio de Janeiro​, através da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e iniciativa do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - CMAHO​, apresentam, "ARTE Em Casa". Em tempos de Isolamento social, devido ao Convi-19, resolvemos destinar um espaço aos artistas, professores e estudantes de artes visuais para divulgarem seus trabalhos e ao mesmo tempo brindar o público com uma degustação sobre diversos vídeos depoimentos e artísticos deste universo.
   O projeto foi idealizado pela atual gestora do CMAHO, Patricia Castro, gestora cultural, consultora na área de fomento à cultura há mais de vinte anos, fundadora da Arte Cultura Gestão & Produção Cultural e ministrante do curso Caminho das Pedras: da arte ao produto cultural, união de  teoria a prática inspirada no método Canvas. A ideia do projeto "ARTE Em Casa", surgiu de uma necessidade de apoiar a cadeia produtiva cultural, neste caso, promover a difusão e a fruição das artes visuais e paralelamente um intercâmbio cultural no âmbito nacional e internacional, através das redes sociais. O projeto foi desenvolvido junto a Coordenadoria de Equipamentos Culturais e Subsecretaria da SMC-RJ.

  As propostas devem atender as seguintes categorias: "Pandemia pelo olhar das artes visuais";   "Conte-nos a sua experiência no CMAHO"; "O quanto o artista Hélio Oiticica o inspirou em sua   trajetória profissional?" e "Que tal assistir um Tour Virtual?".
   Os primeiros trabalhos selecionados foram: Vídeo depoimento "Derivagens" pela artista visual, professora da Escola de Belas Artes e Programa de Pós-graduação da UFRJ, Pós-doutora em arte (UFF) e em filosofia (UERJ), Elisa de Magalhães. Vídeo exposição: "Arte em tempos de COVID-19" pelo artista visual, Fábio Carvalho. Videoarte: "Performances e instalações inspiradas em Hélio Oiticica e seus hibridismos de linguagem”, pela artista visual e designer brasileira baseada em Montreal/CA, Marcella França. Vídeo exposição “Balada de uma Noite Sem Fim - Entre a banalidade cotidiana e a violência súbita” pelo curador e artista visual, Osvaldo Carvalho. Vídeo espetáculo: “Cantar e Contar no CMAHO “, pela professora, contadora de histórias e escritora, Sil DPaula. Vídeo depoimento “Contingente Necessário: entre a criação e o cuidado “pela psicóloga (UFSM), mestre em educação, doutora em psicologia e pesquisadora da ESDI, Talita Tibola. Vídeo depoimento de oficina “Colagem poética e quarentena”, pela artista visual Julia Aiz. Vídeo Ilustração: "O PREGADOR", sintetiza o colapso político brasileiro, tão vazio, diante de uma Pandemia causadora de tantas mortes, pela artista plástica e ilustradora Giselle Vieira. Vídeo depoimento” Minha história no CMAHO” e meu processo criativo na quarentena”, pela artista e mestre em Processos Artísticos Contemporâneos, Elisa M Castro. Live da Oficina Pintar & Brincar juntos, com a educadora, arte terapeuta e artista plástica Maria Matina, brasileira baseada em Aveiro/PO.
As propostas para a seleção dos vídeos que devem ter até 2min, podem ser enviadas até o dia 30/06 em: patriciacastroho.cultura@gmail.com.
  A programação online, que iniciou no dia 29 de maio e vai até 31 de agosto de 2020.
    Patrícia Castro: MBA em Gestão Cultural pela ABGC / UCAM; MBA em Gestão Empresarial (UCAM); Curso   Gestão de Projetos Terceiro Setor (UCAM); Bacharel em Design (UNIVERCIDADE); DRT em Dança (SPDRJ); Curso de História da Arte (EAV) e Pesquisas sobre captação de recursos em Portugal (Guimarães, Porto e Póvoa de Varzim) e nos EUA (Nova York e Seattle).

Comentários

  1. [Updated] Video : VideoListed: The Ultimate Guide (in the USA)
    Best ways to watch TV in VR download youtube videos · Oculus · Unripe · Oculus Rift · Oculus Rift · Oculus Quest 2 · Quest · Gear VR · HTC Vive.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes do Bairro Tijuca, reúnem-se com os moradores que estão reivindicando urgência cultural, social e segurança. Por Bruno, morador da Tijuca.

Representantes do Bairro Tijuca, reúnem-se com os moradores que estão reivindicando urgência cultural, social e segurança.  Por Bruno, morador da Tijuca.   Os convidados eram: Deputada estadual Marta Rocha, o Comandante do 6º Batalhão da PM, Tenente Coronel Ivan Blaz, Felipe Quintans Subprefeito da grande tijuca, Rafael Aloísio de Freitas – Vereador e Luiz Cláudio Marinho - LCM Gestão Urbana, Azenil de Carvalho Filho - Vice Presidente da Rio Trilhos. A reunião estava cheia, já às 19:00h, do dia 25/09. Os moradores da Tijuca compareceram em peso na sala superior do restaurante La Mole. Os convidados que participaram da discussão anterior com os moradores das ruas e representantes da Praça do Teatro Ziembinsk, também estavam presentes: Rosana Sales Basso e Sandra Cao e Ronaldo Saliba, Presidente do Alzirão entre outros. Moradores entregaram aos representantes presentes a lista de reivindicações necessárias à movimentação social, cultural de nosso bairro.   Como a necessidade de

Abandono da Praça do Teatro Ziembinski por Sandra Cao

O abandono da Praça do Teatro Ziembinski faz com que os Moradores se reúnam com os representantes do bairro Tijuca, em Busca de Melhorias.   Tijuca, Rio de Janeiro - Na tarde de hoje, moradores do entorno da Praça do Teatro Ziembinski se reuniram com o assessor do Vereador Márcio Ribeiro, Julio Cezar, e o gerente executivo da Tijuca, Enrico Paoli, para exigir soluções para o abandono e a falta de cuidado com o espaço público. A reunião, ocorrida às 14:00 horas, colocou em evidência as demandas dos moradores locais que buscam revitalizar um importante patrimônio cultural e social da comunidade. A Praça do Teatro Ziembinski já foi um importante local de encontro para os moradores da Tijuca. No entanto, a falta de investimentos e a ausência de manutenção têm se agravado ao longo dos anos, transformando o espaço em um cenário de abandono e descaso. Durante a reunião, os representantes da praça expuseram as principais questões que têm preocupado os frequentadores e moradores da região

Psicologia Civilidade Revista 4a. Edição